
Exames

O Centro de Patologia da Mama (CPM) tem ao seu dispor equipamentos avançados, com uma equipa de médicos, técnicos e administrativos experientes para o acompanhar, num espaço agradável no centro do Funchal.
Conheça os exames disponíveis:
MAMOGRAFIA COM TOMOSSÍNTESE
A mamografia com tomossíntese, ou mamografia 3D, captura múltiplas imagens de diferentes ângulos, resultando numa visão tridimensional das mamas. Isso permite avaliar o tecido em camadas, reduzindo a sobreposição de estruturas e aumentando a precisão na detecção de tumores.
Qual a diferença entre a Mamografia Digital e Mamografia com Tomossíntese?
A principal diferença entre a mamografia digital e a tomossíntese está na captura e apresentação das imagens. A mamografia digital produz imagens bidimensionais, enquanto a tomossíntese gera imagens tridimensionais em camadas, permitindo uma avaliação mais detalhada das estruturas internas.
A tomossíntese é mais eficaz na deteção de anomalias, especialmente em mamas densas, ao reduzir a sobreposição de tecidos e melhorar a identificação de pequenas alterações.
Em resumo, a tomossíntese proporciona uma precisão diagnóstica superior, especialmente para mamas densas, em comparação com a mamografia digital.
ECOGRAFIA MAMÁRIA
A ecografia mamária é um exame que usa ultrassons para avaliar o tecido mamário, sendo indicada para complementar a mamografia, especialmente em mulheres com mamas densas ou para investigar nódulos e quistos. É segura, sem radiação, e pode ser feita em qualquer idade.
O exame ajuda a diferenciar lesões sólidas de quistos, investigar áreas dolorosas, nódulos palpáveis e fornecer informações adicionais de achados mamográficos. O procedimento é indolor, realizado com um gel na pele e um transdutor que emite ondas sonoras, criando imagens em tempo real.
BIÓPSIAS MAMÁRIAS
A Biópsia Mamária é um exame que, através de uma agulha, possibilita recolher pequenas amostras de tecido para serem depois examinadas ao microscópio. Trata-se de um exame extremamente relevante e que serve para descartar ou alcançar um diagnóstico decisivo em casos suspeitos de doenças benignas ou malignas da mama.
O médico radiologista (especialista em radiologia) utiliza a ecografia para observar o percurso da agulha até às zonas suspeitas e efetuar a recolha das amostras para serem enviadas para o laboratório.
ECOGRAFIA DE PARTES MOLES
A ecografia de partes moles é um exame de imagem que usa ultrassons para avaliar tecidos como músculos, tendões, ligamentos, glândulas e vasos sanguíneos. É um método seguro, não invasivo e sem radiação, ideal para identificar lesões, inflamações, quistos, nódulos e anomalias nos tecidos moles. Exemplos: Ecografia de partes moles da parede abdominal, Ecografia Inguinal, Ecografia de partes moles do pescoço, etc.
ECOGRAFIA ARTICULAR
A ecografia articular avalia articulações e tecidos circundantes (tendões, ligamentos, cartilagens). É indicada para condições como artrite, tendinites e roturas ligamentares.
Os tipos comuns de ecografias articulares incluem exames de joelho (derrames), ombro (lesões na coifa dos rotadores), punho/mão (tenossinovite, túnel cárpico), tornozelo (entorses) e anca (bursites).
ECOGRAFIAS GERAIS
Ecografia Abdominal Superior
Ecografia Renal
Ecografia Vesical
Ecografia Pélvica
Ecografia Prostática Supra-Púbica
Ecografia Ginecológica Supra-Púbica
Ecografia da Tiroide
Ecografia das Glândulares Salivares
Ecografia do Pescoço
Ecografia Escrotal
Ecografia Peniana
ECODOPPLER DOS MEMBROS INFERIORES
Ecodoppler Arterial
Avalia a circulação arterial, permitindo identificar lesões estenosantes e problemas como:
-
Doença arterial periférica (DAP).
-
Aneurismas arteriais.
Ecodoppler Venoso
Avalia o sistema venoso, sendo indicado para:
-
Insuficiência venosa crónica.
-
Trombose venosa profunda (TVP) e Trombose venosa superficial.